QUAL A RELAÇÃO ENTRE ESSAS FOTOS?

Um observador atento poderia apontar para a localização geográfica: ambas foram produzidas no centro da cidade de São Paulo, há alguns poucos quilômetros de distância.

Outro poderia apontar para o momento histórico: as duas fotos foram feitas na segunda década do século XXI - com apenas 4 anos de diferença entre uma e outra.

Mas há algo mais fundamental que as une; algo que transcende o âmbito da aparência, algo essencial para compreender a sua ligação:

As duas fotos demonstram facetas do Direito.

É estranho pensar que exista algo tão abrangente a ponto de possibilitar uma analogia dessas - muito embora a noção de que o Direito tudo permeia esteja já enraizada em nosso senso comum.

Mas saber que o Direito pretende aparecer em todos os lugares não é mesmo que entender como se dá a sua presença.

Muito menos como se dá a sua (frequente) ausência.

Para entendermos qual o verdadeiro local ocupado pelo Direito na sociedade contemporânea, nós precisamos ir além do básico - ir além do caminho batido, repetido como mantra nas faculdades país afora.

Nós precisamos pensar o Direito de forma crítica.

Uma Introdução ao Estudo do Direito

Pensando na importância de uma visão crítica do Direito desde a base, o Introcrim resolveu montar um programa completamente aberto e gratuito para auxiliar nossa comunidade na refundação das bases do Direito.

Quero participar

Nós queremos apresentar à nossa comunidade uma forma alternativa de pensar o Direito. Nós queremos mostrar como é necessário uma Teoria Geral do Direito crítica, fundada na realidade material; que reconheça o Direito pelo que realmente é: um instrumento específico de dominação.

09 Aulas Abertas

Em uma programação de nove aulas, dividida entre três jovens professores, nós oferecemos uma chance de refundar as bases do Direito - e de superar o juspositivismo (mal) comunicado nas faculdades brasileiras.

Quero participar

Recomendação Bibliográfica

O curso será conduzido tendo como base o texto fundamental do Prof. Dr. Alysson Leandro Mascaro (USP), Introdução ao Estudo do Direito, responsável por "retirar da caverna" milhares de alunos todos os anos.

Quero comprar o livro

Professores

Ricardo Alves Krug

Coordenador e Professor da Pós-graduação Introcrim/CEI em Direito Penal e Criminologia. Mestrando em Criminologia pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco na Universidade de São Paulo. Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC). Graduate Foundations Certified Professional, com foco em Criminologia, pela Columbia University (NY/EUA). Bacharel em Direito pela UNICURITIBA. Coordenador do Introcrim.

Thais Hoshika

Mestra em Filosofia e Teoria Geral do Direito na Universidade de São Paulo. Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Integrante do Grupo de Pesquisa "Crítica do Direito e Subjetividade Jurídica" (Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da USP). Facilitadora de ensino no Programa “Formação didático-pedagógica para cursos na modalidade a distância” na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

 

Romulo Cassi Soares de Melo

Mestrando em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP). Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Centro Universitário Internacional (Uninter) em parceria com o Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP). Integrante do grupo de pesquisa Crítica do Direito e Subjetividade Jurídica (USP).

Saia da caverna

Participe gratuitamente das aulas abertas semanais desse curso desenhado especialmente para a comunidade do Introcrim e descubra as facetas encobertas do Direito. 

Quero participar