Sobre nós

O crime, esse fato social que tanto nos intriga, é parte integrante de nossa sociedade - e, mesmo após séculos de dedicação ao seu estudo, ainda sabemos muito pouco sobre ele. A Criminologia é uma das disciplinas mais importantes para compreendermos o mundo contemporâneo; o problema é que não se estuda Criminologia em nosso país.

O Introcrim surgiu como uma resposta à essa omissão em nosso sistema educacional: como é que juízes, advogados, promotores, delegados, psicólogos, médicos, cientistas ou políticos podem trabalhar com esse tema tão delicado diariamente, se suas bases de conhecimento são tão limitadas?

Por meio de uma abordagem crítica, o presente curso tem por objetivo apresentar aos mais diversos públicos uma introdução à Criminologia, enquanto estudo das determinações do crime. Em um processo transdisciplinar, que envolve uma contextualização em meio ao universo das ciências criminais - tanto empíricas quanto normativas - propõe-se uma discussão sobre a formação da Criminologia como ciência, passando pelas principais escolas criminológicas até uma análise da Criminologia Crítica, com o intuito de fomentar uma visão desconstruída da realidade do Sistema de Justiça Criminal

Não é possível compreender as ciências penais e o sistema de justiça criminal senão a partir de uma abordagem crítica, que avalie todas as questões e problemáticas que daí surgem desde uma análise estrutural da sociedade. A importância do curso de Introdução à Criminologia reside exatamente em apresentar ao público alvo as ferramentas necessárias para essa compreensão.

Esse é o Introcrim. Uma possibilidade de se aprender de forma séria, interativa e imersiva sobre o crime e a Criminologia. Junte-se a nós nessa jornada.

 

 


Prof. Ricardo Alves Krug

Coordenador do Introcrim. Mestrando em Criminologia pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Universidade de São Paulo (USP). Graduate Foundations Certified Professional, com foco em Criminologia, pela Columbia University in the City of New York (EUA). Pós-graduando em Criminologia, Direito Penal e Política Criminal pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (UniCuritiba).  

Prof. MSc. Caio Patricio de Almeida

Mestre em Direito Penal e Criminologia pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Criminologia, Direito Penal e Política Criminal pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (UniCuritiba). Professor de Direito Penal da Faculdade de Pinhais (FAPI). Advogado e sócio do escritório Dieter e Almeida Advogados Associados.  

Prof. MSc. Thiago Celli Moreira de Araújo

Doutorando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Especialista em Criminologia, Direito Penal e Política Criminal pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC). Especialista em Criminologia, Direito e Processo Penal pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Professor do Programa de Especialização em Criminologia, Direito e Processo Penal da Universidade Cândido Mendes (UCAM).  

Prof. MSc. June Cirino dos Santos

Doutoranda em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Criminologia, Direito Penal e Política Criminal pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Sócia do escritório Juarez Cirino Advogados Associados.