Programa de Ações Afirmativas

Image by Teemu Paananen
Image by Nathan Dumlao

O que é?

Reconhecendo a importância da luta contra o racismo em suas mais variadas formas, o Introcrim apresenta um programa de ações afirmativas, institucionalizado oficialmente em 2020, por meio do qual oferecemos um percentual de bolsas de estudos para nossos principais programas à pessoas que integrem grupos de vulnerabilidade social.

Dentre os públicos agraciados, encontram-se:

  • Egressos do Sistema Público de Ensino;

  • Pessoas com baixa renda familiar;

  • Pessoas negras; e

  • Pessoas com deficiência.

A concessão das bolsas de estudos é feita sempre mediante sorteio, de forma a garantir a maior isonomia possível na distribuição das oportunidades aos candidatos.

Para concorrer, basta preencher seus dados abaixo dentro dos prazos estabelecidos — identificados por programa no próprio formulário —, apontando em qual das categorias pretende concorrer e anexando a documentação adequada.

Os seguintes documentos são de apresentação obrigatória:

  • Documento com foto (RG, CNH ou Passaporte);

  • No caso de famílias com limitações de renda (renda mensal per capita igual ou menor a 1,5 salário-mínimo), documento. que comprove a renda familiar (declaração do imposto de renda, holerite, etc.);

  • No caso de egresso do sistema público de ensino médio, documento que comprove a vinculação com instituição municipal, estadual ou federal de ensino (boletim, transcrição, diploma, declaração, etc.);

  • No caso de pessoa negra, autodeclaração de caracterizar-se como de cor preta ou parda, assumindo total responsabilidade pela veracidade das informações fornecidas;

  • No caso de pessoa com deficiência, laudo médico que indique se tratar de pessoa com impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas (Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei 13.146/2015, art. 2º, caput).

​As pessoas que ganharem a bolsa serão notificadas até 7 dias úteis após a finalização do prazo específico de inscrição, bem como registraremos seus nomes na página de informações da pós.

Formulário de inscrição

arrow&v
Qual carreira profissional você pretende seguir?
O que você espera conseguir com essa pós?
Qual a modalidade da bolsa?
arrow&v
Upload de arquivo (PDF)
Upload de arquivo (PDF)
Upload de arquivo (PDF)
Sua entrada foi registrada!

O prazo para inscrições se encerrou no dia 29/07/2022, às 00:00. Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de novas oportunidades!